.Tâmega em Perigo

Terça-feira, 11 de Novembro de 2008

ERMELO A PAR DAS ATROCIDADES LICENCIADAS PELO MINISTÉRIO DO AMBIENTE

No passado sábado, dia 8 de Novembro, foi realizada uma sessão de esclarecimento na freguesia de Ermelo (Mondim de Basto) pelo «Movimento Cidadania para o Desenvolvimento no Tâmega», a propósito dos efeitos previsíveis, passíveis de antever, e que resultarão no Baixo Tâmega com a execução do «Programa Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroeléctrico.


A convite da Junta de Freguesia de Ermelo (Mondim de Basto), no passado sábado (8/Novembro/2008), pelas 21 horas, desloquei-me à Casa do Povo da freguesia para apresentar à população as atrocidades que o «Programa Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroeléctrico» comporta de nocivo para as comunidades do Tâmega, nomeadamente com o projectado transvase das águas do rio Olo. O convite chegou por via do Eng.º Alfredo Pinto Coelho e de Alfredo Gonçalves, membros do núcleo de Mondim do «Movimento Cidadania para o Desenvolvimento no Tâmega», presente em grande número, enquanto de Amarante se deslocaram também José Clemente e Rodrigo Oliveira.
Apesar do tempo pouco convidativo que se fazia sentir na encosta poente da serra do Alvão, a sessão esteve muito participada registando grande número de presenças e em questões colocadas à mesa.
Entre a informação prestada e as preocupações manifestadas pelos presentes no decurso da sessão, ficou muito claro que - um ano após o debate público ocorrido sobre essa famigerada falácia nacional inventada nas eléctricas, apadrinhada pelo Instituto da Água, I.P. (INAG)/Autoridade Nacional da Água e avalizada pelo Governo - a população de Ermelo nunca fora informada do que o «Programa Nacional de Barragens» para ela reserva directamente em privações e em desregulação das suas actividades agro-pastoris e do seu modesto quadro de vida rural, com o projectado transvase do rio Olo para alimentar os caudais na albufeira de Gouvães (Gouvães da Serra - Vila Pouca de Aguiar).
De acordo com o testemunho da Presidente da Junta de Freguesia (D. Maria da Glória Leite Nunes), até àquela data, apesar das diligências encetadas junto da Câmara Municipal de Mondim de Basto e do Parque Natural do Alvão, as respostas obtidas foram semelhantes: "nenhuma das entidades sabia de nada" (sic).
Aquilo que para todos nós - residentes no Tâmega, e conscientes dos efeitos esperados desse atentatório e ofensivo «Programa Nacional de Barragens» - é um absurdo, destrocam os patrões das eléctricas (EDP, S.A. e IBERDROLA, S.A.) em discursos de milhões, sem respeito pela vida de quantos na bacia do Tâmega já começaram a sentir dos efeitos do seu poder sedente e cego, e da farsante actuação, ordeira e submissa, do ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território, e do Desenvolvimento Regional e do seu inútil Instituto da Água, I.P./Autoridade Nacional da Água, rendidos à adjudicação bilionária do licenciamento, indiscriminado e mercenário, à captação e ao transvase das águas do Tâmega e do Olo.


José Emanuel Queirós

publicado por negra às 15:03
link do post | comentar | favorito
|

.Rádio Negra

.Dezembro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


.posts recentes

. SÓCRATES E A LIBERDADE,

. Se o óbvio não interessa

. Até parece que conhecem o...

. CARTA ABERTA AO SENHOR AL...

. Avaliação dos professores...

. Viva a política em Portug...

. ERMELO A PAR DAS ATROCIDA...

. ALERTA!!

. SALVAR O TÂMEGA E A VIDA ...

. «MANIFESTO ANTI-BARRAGEM»...

. MANIFESTO ANTI-BARRAGEM (...

. Chefe da Comissão de Aval...

. Em Movimento

. BARRAGEM? NÃO, OBRIGADO!

. BARRAGEM DE FRIDÃO - Prog...

. Burlados pelo bem-estar

. Português: más notas por ...

. Criancinhas

. EDUCAÇÃO EM PORTUGAL: CON...

. O Ensino da Fraude

.arquivos

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Julho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Janeiro 2008

. Hang sond

.links

.tags

. todas as tags

.Educar vs Instruir, Agostinho da Silva

.a escola no reinado da Maria de Lurdes

.TÂMEGA: imagens de arquivo

.Crime no TUA

.Jiddu Krishnamurti -pensamento

.MOVIMENTO

blogs SAPO

.subscrever feeds