.Tâmega em Perigo

Sexta-feira, 4 de Julho de 2008

Irrita-me…

Irrita-me que a liberdade seja algo classificado como «sonho» na vida de um adolescente.

Qual é a explicação lógica para que seja tão tardia a sua conquista?
Muitas vezes ouvimos dizer que a liberdade só o é na sua essência, quando acompanhada de responsabilidade. Certo, não discordo, mas… se temos a responsabilidade de ir às aulas, a responsabilidade de fazer lidas domésticas, a responsabilidade de estudar, a responsabilidade até de gerir algum dinheiro, que exequível razão há para que esta mesma responsabilidade, fazendo o caminho inverso, não acarrete consigo a liberdade?
Irrita-me que, quando nascemos, a zona do cérebro dos pais responsável pela visão bloqueie. Eles vêem a nossa imagem, nascemos como seres indefesos incapazes de produzir qualquer tipo de coisa, exceptuando choro e fraldas sujas, e essa imagem não evolui. Eles mudam o penteado, mudam a mobília, trocam de carro, passamos da Monarquia à Republica, mas a nossa imagem mantém-se. Estaremos errados? Numa análise mais minuciosa conseguimos descobrir que eles vêem que temos capacidade para trabalhar, para estudar… Boa! Descobrimos que o cérebro que estava bloqueado até se desenvolveu! Ups! Desenvolveu-se do lado errado. Porque é que cresceu do lado que lhes convém e o lado que nos é útil se manteve intocável? Resposta simples: eles mandam, eles fazem as regras do mundo, mas depois têm a distinta petulância de afirmarem solenemente que até nos ouvem, porque o diálogo é a base da família, a petulância de dizerem que até fazem tudo por nós, até nos compreendem e a pior, esta irrita-me a sério, “quando fores mais velho, vais perceber.”. Isto sim, irrita-me, mas profundamente. Não me interessa se daqui a um dia, daqui a uma semana, daqui a um mês, daqui a um ano, daqui a uma década ou daqui a um século vou entender o porquê. O que interessa é que no presente não entendo e não entender ainda me deixa mais irritada, enfim…
Mas, há mais. Outra desculpa espantosa que a mim me levanta os cabelos é o facto de darem exemplos de casos de insucesso. “Tás a ver? Viste o que aconteceu? É aquilo que eu quero prevenir.”. Irrita-me, porque não ouvimos nós, todos os dias, notícias de acidentes rodoviários? É melhor deixarmos de andar de carro. Não é frequente ouvirmos notícias de pessoas electrocutadas? É recomendável erradicar a electricidade. E muitos mais exemplos se poderiam dar de casos em que a compensação é maior que o risco. E não podemos prevenir todos os riscos pois todos os dias eles se atravessam no nosso caminho. Mas esta desculpa dos casos de insucesso leva-nos a reformular o conceito de liberdade. Percebem, então, que a liberdade só existe quando acompanhada de responsabilidade. E quando não existem casos de insucesso, está tudo arruinado. Nunca, numa sociedade, irá haver 100% de sucesso e uma percentagem nula de tragédias.
Por isso, jovens, meus caros companheiros, da mesma maneira que introduzi o texto, assim o concluo: a liberdade é um sonho e irá sempre sê-lo para nós, os adolescentes. Pode ser que um dia possamos estar em lugares de poder e possamos mudar isto ou então teremos outros a escrever textos intitulados de irrita-me, mas, desta vez, quem os irrita somos nós.
 
por Sara
publicado por negra às 01:45
link do post | comentar | favorito

.Rádio Negra

.Dezembro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


.posts recentes

. SÓCRATES E A LIBERDADE,

. Se o óbvio não interessa

. Até parece que conhecem o...

. CARTA ABERTA AO SENHOR AL...

. Avaliação dos professores...

. Viva a política em Portug...

. ERMELO A PAR DAS ATROCIDA...

. ALERTA!!

. SALVAR O TÂMEGA E A VIDA ...

. «MANIFESTO ANTI-BARRAGEM»...

. MANIFESTO ANTI-BARRAGEM (...

. Chefe da Comissão de Aval...

. Em Movimento

. BARRAGEM? NÃO, OBRIGADO!

. BARRAGEM DE FRIDÃO - Prog...

. Burlados pelo bem-estar

. Português: más notas por ...

. Criancinhas

. EDUCAÇÃO EM PORTUGAL: CON...

. O Ensino da Fraude

.arquivos

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Julho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Janeiro 2008

. Hang sond

.links

.tags

. todas as tags

.Educar vs Instruir, Agostinho da Silva

.a escola no reinado da Maria de Lurdes

.TÂMEGA: imagens de arquivo

.Crime no TUA

.Jiddu Krishnamurti -pensamento

.MOVIMENTO

blogs SAPO

.subscrever feeds